Atingindo três vezes mais mulheres do que homens, o câncer de tireoide é um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2019 foram registrados mais de 10 mil casos de câncer de tireoide no país. Abaixo, entenda mais sobre a doença e seus riscos.
O que é câncer de tireoide?
O câncer de tireoide é uma doença maligna que se desenvolve quando células da tireoide crescem de forma descontrolada, formando um tumor. Em geral, trata-se de uma doença relativamente rara e mais comum em mulheres. O câncer de tireoide pode ser classificado em diferentes tipos, dependendo do tipo de células envolvidas. O carcinoma papilífero é o tipo mais comum, seguido pelo carcinoma folicular.
Quais são os sintomas?
Os sintomas do câncer de tireoide podem variar, dependendo da localização e do tipo de tumor. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Nódulo na tireoide: o nódulo na tireoide é o sintoma mais comum de câncer de tireoide que, em geral, aparece como um inchaço ou protuberância no pescoço.
- Tosse persistente: a tosse geralmente surge devido à pressão exercida pelo tumor sobre a via aérea.
- Dor de garganta: a dor pode ser desencadeada por um nódulo ou alguma outra forma de pressão exercida pelo tumor.
- Alterações da voz: alterações na voz, tais como rouquidão, também podem ser sintomas de câncer de tireoide devido à pressão exercida pelo tumor sobre os nervos que fazem as cordas vocais, se moverem
- Perda de peso: a perda inexplicada de peso também pode ser um sintoma de câncer de tireoide, já que o tumor pode interferir na produção hormonal
Se você tiver qualquer um destes sintomas, consulte imediatamente o seu médico para determinar se a causa é o câncer de tireoide.
Quais são os riscos da doença?
O câncer de tireoide é uma doença grave que pode ter consequências sérias, se não for tratada apropriadamente. Com tratamento tardio, o tumor pode se espalhar para órgãos adjacentes, como os gânglios linfáticos e o sistema nervoso central. Quando isso acontece, o tratamento pode ser mais difícil e os resultados, menos favoráveis. Além disso, o câncer de tireoide também pode levar a complicações mais graves, como problemas respiratórios, por exemplo.
Para reduzir o risco de desenvolver câncer de tireoide, é importante ter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercício regular e gestão do estresse. Além disso, mulheres grávidas devem consultar um médico para monitorar a função da tireoide durante toda a gravidez. Por fim, aqueles com histórico familiar de câncer de tireoide devem ser examinados periodicamente para acompanhar a saúde da glândula tireoide.
Cirurgia para tratamento de câncer de tireoide em Brasília
O Dr. Pedro Tolentino é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME-FUNJOB) e possui residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Governador Israel Pinheiro, do Instituto dos Prestadores de Serviço do Estado de Minas Gerais, (HGIP-IPSEMG), e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Instituto Mário Penna/Luxemburgo.
Agende a sua consulta em Brasília: (61) 99651-0151.
(RT: Dr. Pedro Tolentino – CRMDF 28601 / RQE 19676)