Câncer de boca: 5 fatos sobre a doença

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca é o sexto tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 8.400 novos casos diagnosticados a cada ano. Apesar dos dados alarmantes, a taxa de sobrevivência ao câncer de boca tem aumentado nos últimos anos devido às melhorias nos tratamentos e diagnósticos precocemente. Estima-se que 70% das pessoas diagnosticadas com câncer de boca em estágio inicial sobreviverão por, pelo menos, 5 anos após o diagnóstico.

Abaixo, conheça 5 fatos sobre a doença:

Cerca de 70% dos casos são diagnosticados em fase avançada:

Esta é uma taxa alarmante! Cerca de 70% dos casos de câncer de boca são diagnosticados em fase avançada, o que significa que a doença já se espalhou para outras partes do corpo. Por isso, atenção! A maioria dos pacientes diagnosticados com a doença não recebem tratamento precoce, o que pode dificultar a resposta do organismo. Esteja atento(a) a quaisquer sinais de alerta!

Os principais sintomas são ardência e desconforto bucal

Os sintomas iniciais do câncer de boca são a ardência e o desconforto bucal. No entanto, outros sintomas incluem feridas que não cicatrizam, mudanças no paladar, dificuldade para mastigar ou engolir, tosse persistente e rouquidão, além de inchaço nos tecidos bucais. Ao notar um ou mais dos sintomas listados, procure um médico imediatamente para iniciar a investigação da doença.

Pode afetar língua, lábios, gengiva e área interna da boca

O câncer de boca pode afetar várias áreas da boca, incluindo lábios, língua, gengivas, palato duro, palato mole, amígdalas e parte de trás da garganta. A doença é causada por células anormais que se multiplicam e crescem fora de controle, invadindo e destruindo os tecidos saudáveis ao redor. O câncer de boca pode ser muito difícil de detectar porque os sintomas iniciais são muitas vezes leves ou não existem. Por isso, todo o cuidado é pouco.

A higiene bucal auxilia na prevenção da doença

A higiene bucal é extremamente importante para prevenir o câncer de boca. A limpeza adequada dos dentes e da língua, assim como o uso de fio dental, ajudam a remover as bactérias que podem causar infecções e inflamações na boca. No entanto, existem outras medidas de prevenção da doença, como evitar o tabagismo e o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Cuide-se!

Uma das formas de tratamento é a cirurgia 

A cirurgia para o tratamento do câncer de boca é uma das principais formas de tratamento e pode ser realizada com o objetivo de remover o tumor e os tecidos afetados. O procedimento pode variar dependendo da localização, tamanho e extensão do tumor. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia reconstrutiva para restaurar a forma e a função da boca.

Sobre o Dr. Pedro Tolentino

O Dr. Pedro Tolentino é graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME-FUNJOB) e possui residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Governador Israel Pinheiro, do Instituto dos Prestadores de Serviço do Estado de Minas Gerais, (HGIP-IPSEMG) e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Instituto Mário Penna/Luxemburgo.

É certificado em Cirurgia Robótica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e cirurgião especialista em tireoide.

Realiza atendimentos nos hospitais DF Star, Brasília, Brasília Unidade Águas Claras, Santa Lúcia – Norte e Sul e na clínica Nefrostar.

Agende a sua consulta em Brasília ou teleconsulta: (61) 99651-0151

1 Comentário. Deixe novo

  • EDLEUZA SOARES BRASILEIRO
    17/09/2024 12:05

    Eu tirei um cisto dente e a boca ficou dormente deu parestesia e nunca melhorou . Agora tá tudo dormente ardendo. Estou muito preocupada.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também
Dr. Pedro Tolentino | Cirurgião de Cabeça e Pescoço em Brasília

Dr. Pedro Tolentino

Cirurgião de Cabeça e Pescoço em Brasília

Câncer
Glândulas salivares
Nódulos
Tireoide
Gânglios linfáticos
Face