Embora seja relativamente raro no Brasil, representando em torno de 1% dos casos de tumores malignos, o câncer de glândulas salivares é uma doença grave na qual células malignas se formam nos tecidos das glândulas salivares. Abaixo, conheça causas, sintomas e tratamentos para a doença.
O que é câncer de glândulas salivares?
Como citado na introdução deste artigo, o câncer de glândulas salivares é uma doença na qual células malignas se formam nos tecidos das glândulas salivares. Como um tipo de câncer de cabeça e pescoço, a maioria começa nas glândulas parótidas, embora existam várias glândulas salivares diferentes dentro e perto da boca. Desse modo, tumores benignos e malignos podem se desenvolver nessas glândulas, sendo a avaliação médica imprescindível para análise das lesões e indicação de tratamento.
Quais são as causas do câncer de glândulas salivares?
Embora ainda não haja causa exata para o desenvolvimento do câncer de glândula salivar, diversos fatores podem aumentar seu risco, como:
- Estar exposto à radiação;
- Histórico familiar da doença;
- Diagnóstico de câncer anterior;
- Exposição à radioterapia prévia;
- Idade avançada.
É importante reafirmar que o risco de desenvolver câncer de glândula salivar aumenta à medida que o indivíduo envelhece. Por isso, a maioria das pessoas diagnosticadas com a doença está na faixa dos 50 ou 60 anos, embora, ainda assim, seja uma doença relativamente rara.
Quais são os sintomas do câncer de glândulas salivares?
Como um tipo de câncer de cabeça e pescoço, os sintomas do câncer de glândulas salivares costumam aparecer nessa parte do corpo. Por isso, atente-se caso perceba:
- Dormência no rosto;
- Massa ou nódulo no rosto, pescoço ou boca;
- Dor na área do nódulo ou inchaço;
- Problemas para engolir;
- Dificuldade em abrir a boca completamente;
- Inchaço em um lado do rosto;
- Entre outros.
Quais os tratamentos do câncer de glândulas salivares?
O tratamento para o câncer de glândulas salivares depende da localização da doença, bem como seu tamanho e se há metástase, ou seja, se o câncer se espalhou para outro local do corpo. Em geral, a cirurgia e a radioterapia são os principais tratamentos para a doença. A quimioterapia, por sua vez, costuma ser usada apenas como tratamento para câncer de glândula salivar avançado.